Repórter São Paulo – SP – Brasil

“Memórias Póstumas de Brás Cubas” conquista o público estrangeiro e se torna best-seller nos Estados Unidos.

O clássico da literatura brasileira, “Memórias Póstumas de Brás Cubas”, de Machado de Assis, ganhou destaque na internet mais uma vez. Recentemente, um vídeo de uma influenciadora literária americana viralizou, espalhando a palavra sobre a obra do renomado autor brasileiro. Esse fenômeno resultou em um aumento significativo de vendas do livro na Amazon dos Estados Unidos, colocando-o como o mais vendido na categoria de literatura latino-americana e caribenha.

A influenciadora questionou em seu vídeo: “Por que ninguém me avisou que esse é o melhor livro já escrito?” Essa declaração não é isolada, pois tanto críticos nacionais quanto internacionais posicionam a obra de Machado de Assis como uma das mais importantes da história, sendo frequentemente considerado o melhor romance brasileiro de todos os tempos.

O protagonista da história, Brás Cubas, conhecido por ser um “defunto narrador”, narra sua vida e sua morte de forma irônica e sarcástica. Esse personagem megalomaníaco, que busca a cura da humanidade e esconde a melancolia com humor, explora a alma humana e os dilemas sociais de um Brasil escravista de forma brilhante.

Mesmo após quase um século e meio desde a publicação do livro, a narrativa de “Memórias Póstumas de Brás Cubas” continua a impactar os leitores, trazendo frescor e relevância à literatura contemporânea. Para debater e analisar essa obra, o Clube de Leitura Folha, mediado pela jornalista Gabriela Mayer, realizará um encontro virtual no dia 26 de junho, às 20h.

Os interessados em participar do evento podem acessar o link do Zoom disponibilizado ou ingressar na sala virtual com o número de reunião indicado. Através desses encontros, os participantes terão a oportunidade de explorar e discutir a riqueza da obra de Machado de Assis, que permanece atemporal e influente na cultura literária nacional e internacional.

Sair da versão mobile