Megaincêndios ameaçam colapso na Amazônia: especialistas alertam para aumento de queimadas e seca extrema na região.

Os megaincêndios na Amazônia estão acelerando a possibilidade de colapso no bioma, de acordo com especialistas. O aumento das queimadas em áreas de floresta nativa e a extrema seca estão levando a região a um cenário preocupante e irreversível.

Um dos incêndios na Terra Indígena Kayapó, na região do Xingu, no Pará, já destruiu mais de 67 mil hectares, o equivalente a uma área do tamanho de Florianópolis, conforme informações do Servir-Amazônia, da Nasa, que monitora a região através de satélites.

Além dos impactos ambientais, as queimadas afetam a saúde e segurança na região. Atualmente, Porto Velho (RO) é um dos locais com mais poluição do ar no mundo, o que prejudica a qualidade de vida dos habitantes locais.

Para discutir este grave problema, a jornalista Priscila Camazano receberá o repórter especial Vinicius Sassine no programa Como É que É?, transmitido ao vivo da redação da Folha, no centro de São Paulo. O programa da TV Folha vai ao ar de segunda a sexta-feira, em diversos canais do jornal, como YouTube, Instagram, Facebook e Twitch.

Após a transmissão ao vivo, a íntegra da conversa estará disponível no canal da TV Folha no YouTube, assim como uma versão em áudio nos principais agregadores de podcasts. Além do programa diário, a TV Folha também publica entrevistas, reportagens e minidocs no YouTube sobre diversos temas do noticiário.

É fundamental que a sociedade e as autoridades estejam atentas a essa situação alarmante na Amazônia, a fim de buscar soluções e medidas eficazes para combater os incêndios e preservar esse importante bioma para o planeta. A conscientização e a ação são essenciais para evitar um colapso irreversível na maior floresta tropical do mundo.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo