MEC divulga resultado da primeira chamada do Sisu 2024 com novas regras de cotas e alterações no calendário.

O Ministério da Educação (MEC) divulgou nesta terça-feira, 30 de janeiro, o resultado da primeira chamada de 2024 do Sistema de Seleção Unificada (Sisu), programa que oferece vagas em universidades federais a partir da nota obtida no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

Os candidatos poderão consultar o resultado do Sisu no Portal Único de Acesso do MEC, assim como nas instituições de ensino nas quais se inscreveram. Após a divulgação dos resultados, os selecionados terão o período de 1º a 7 de fevereiro para realizar suas matrículas.

Uma novidade deste ano é que a seleção será única, não mais semestral, e ao todo são ofertadas 264.254 vagas em 127 instituições de ensino. Além disso, o Sisu adotará as novas regras da Lei de Cotas, que reserva 50% das vagas para candidatos pretos, pardos, indígenas, quilombolas e pessoas com deficiência que cursaram o ensino médio em escola pública.

Outra mudança significativa é que a lista de espera poderá ser utilizada durante todo o ano pelas instituições de educação superior que participam do programa. Com isso, os candidatos que não forem selecionados na chamada regular poderão manifestar interesse em participar da lista de espera entre 30 de janeiro e 7 de fevereiro, também pelo Portal Único de Acesso.

O cronograma do Sisu 2024 estabelece as seguintes datas:

– 30 de janeiro: divulgação do resultado da chamada regular
– De 1º a 7 de fevereiro: período de matrículas, observando dias, horários e locais de atendimento definidos pela instituição escolhida
– De 30 de janeiro a 7 de fevereiro: inscrições na lista de espera

Com todas essas mudanças e inovações, o Sisu promete uma seleção mais inclusiva e acessível, garantindo oportunidades de estudo para os candidatos de todo o país.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo