De acordo com informações do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), a situação é de risco alto de incêndios em praticamente todo o país, exceto na região Sul. Apenas o sul do Brasil apresenta regiões com nenhum ou fraco risco de queimadas, enquanto nas demais regiões o alerta é para índices perigosos de propagação do fogo.
Em relação às chuvas, alguns pontos do Norte e Sul do Brasil registraram precipitações nas últimas 24 horas. Estados como Roraima, Santa Catarina e o norte do Rio Grande do Sul tiveram chuvas acima de 30mm, segundo dados do Inmet. Enquanto isso, em outras regiões do país, foram registrados apenas chuviscos com acumulado de 1 mm.
Esses dados evidenciam a situação preocupante em diversas partes do Brasil, com o aumento dos focos de incêndio e o risco de propagação do fogo. As chuvas em algumas regiões trazem um alívio momentâneo, mas é fundamental que medidas de prevenção e combate aos incêndios sejam intensificadas para proteger o meio ambiente e evitar danos ainda maiores.