Massa de ar seco mantém baixa umidade e temperaturas elevadas em São Paulo e litoral nesta semana. Recomendações para enfrentar o calor.

São Paulo e região devem enfrentar uma semana de tempo seco, com altas temperaturas durante o dia e frio durante a noite. Essa condição é resultado de uma massa de ar seco que está sobre a região Sudeste do país, impedindo a chegada de frentes frias e úmidas.

Nesta segunda-feira (10), as condições meteorológicas devem se manter semelhantes ao final de semana, com poucas nuvens, manhãs geladas e tardes quentes, com temperaturas acima da média para a época do ano. Na capital paulista, os termômetros devem marcar entre 15°C e 29°C.

Essa tendência de tempo seco e quente deve persistir ao longo de toda a semana em todo o estado. Na terça-feira (11), por exemplo, a cidade de Santos poderá ter névoa pela manhã e mínima de 20°C, de acordo com informações do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).

O Centro de Gerenciamento de Emergências (CGE) da Prefeitura de São Paulo alerta que a massa de ar seco sobre o Sudeste deve se intensificar ao longo da semana. A umidade do ar deve alcançar valores abaixo de 30% a partir de terça-feira, o que gera preocupação com os efeitos da seca nessas regiões.

A Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda a adoção de cuidados especiais em situações de baixa umidade, como aumentar a ingestão de água, umidificar ambientes, proteger-se do sol e evitar exercícios físicos ao ar livre.

Não há previsão de chuva no estado entre segunda e quinta-feira, segundo a Climatempo. O tempo seco e quente, com temperaturas próximas dos 30°C à tarde, deve permanecer pelo menos até a sexta-feira (14). A população deve ficar atenta aos cuidados necessários para lidar com o clima seco e suas possíveis consequências para a saúde.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo