Repórter São Paulo – SP – Brasil

Massa de ar quente intensifica e provoca onda de calor no Sul e Centro-Sul do Brasil, com temperaturas até 7,5°C acima da média.

Na última semana, uma massa de ar quente vem se intensificando sobre diversas regiões do Brasil, trazendo temperaturas acima da média e trazendo muito calor para diferentes partes do país. No dia 3, já foi possível observar a intensificação dessa massa de ar quente atingindo regiões como Paraná, Santa Catarina e o norte do Rio Grande do Sul. A mancha de calor, com uma média de 5°C acima do normal, se espalhou por estados da região Centro-Sul do país.

No dia 4, a temperatura se intensificou ainda mais, com áreas restritas no interior de São Paulo e Paraná registrando até 7,5°C acima do normal. Outras regiões também tiveram um aumento significativo na temperatura, com até 5°C acima da média. Já no Nordeste, houve previsão de um aumento de 1 grau acima da média.

No dia 5, o calor intenso de até 7,5°C acima da média permaneceu sobre algumas cidades no norte do Paraná, enquanto o aumento de 1°C acima da média se espalhou por mais cidades do Nordeste. No dia seguinte, no dia 6, o calor de até 5°C acima do normal atingiu regiões pontuais do Amazonas e Pará, com a possibilidade de bolsões de calor de até 7,5°C acima da média em cidades do Paraná e São Paulo.

No sétimo dia da massa de ar quente, mais da metade do estado de São Paulo estava sob a influência de temperaturas 5°C acima da média histórica. Em todo o país, os termômetros marcaram temperaturas de 1°C até 5°C acima do normal, com exceção de algumas regiões do Nordeste e do Rio Grande do Sul.

Além disso, segundo a Climatempo, a temperatura atingiu os 42°C no Centro-Oeste e pode chegar aos 40°C em áreas do Sudeste. Estados como Mato Grosso do Sul e Mato Grosso registraram temperaturas entre 41°C e 44°C, com os maiores valores esperados para locais específicos. Cuiabá chegou aos 43°C e Campo Grande aos 40°C, mostrando o impacto significativo desse período de calor intenso.

Sair da versão mobile