Repórter São Paulo – SP – Brasil

Marinha do Brasil apreende 212 kg de cocaína em navio no Porto de Santos com destino à Alemanha, em operação conjunta com a PF.

Na tarde desta terça-feira (2), mergulhadores da Marinha do Brasil realizaram uma importante apreensão de drogas no Porto de Santos. Foram encontrados 212 kg de cocaína escondidos em um compartimento de um navio mercante com destino à Alemanha. A ação contou com a participação de agentes do Núcleo de Polícia Marítima da Polícia Federal, que receberam informações cruciais para o desencadeamento da operação.

A droga estava dividida em oito pacotes que foram encontrados em uma área abaixo da linha de flutuação do navio, conhecida como “caixa de mar”. Esse espaço é utilizado para abastecer os motores com água e para alimentar o sistema de combate a incêndios, servindo como um local estratégico para esconder substâncias ilícitas.

A ação no Porto de Santos contou com o apoio dos militares da Marinha do Brasil, que atuaram no âmbito do decreto de Garantia da Lei e da Ordem, permitindo a colaboração das Forças Armadas na prevenção de crimes nas fronteiras, portos e aeroportos. Desde o início de novembro de 2023, os militares da Marinha estão empenhados nas operações de prevenção e repressão ao tráfico de drogas e armas, com previsão de encerramento para o próximo dia 3 de maio.

A Operação Lais de Guia, nomeada em homenagem ao nó marinheiro conhecido por sua utilidade e confiabilidade, coordenou a atuação da Marinha em conjunto com órgãos de Segurança Pública nos portos de Itaguaí (RJ), Rio de Janeiro e Santos. A operação visa fortalecer as ações de combate aos crimes marítimos e terrestres, reforçando a atuação das forças de segurança no combate ao tráfico e contrabando.

Sair da versão mobile