Manifestantes pedem saída de tropas americanas do Níger após acordo militar ser encerrado em protesto nas ruas de Niamey

Centenas de manifestantes foram às ruas de Niamey, capital do Níger, neste sábado para exigir a retirada das tropas norte-americanas, após a junta governante decidir encerrar um acordo militar com os Estados Unidos e receber instrutores militares russos. A multidão marchou de braços dados pelo centro da cidade, agitando bandeiras do país em um protesto que lembrou os manifestantes anti-franceses que conseguiram expulsar as forças francesas do Níger no ano passado, após um golpe de Estado.

Os manifestantes expressaram sua insatisfação com a presença das tropas norte-americanas em solo nigerino e saudaram a decisão da junta governante de encerrar o acordo militar com os EUA. Muitos acreditam que a presença de instrutores militares russos pode ser mais benéfica para o país, principalmente em termos de segurança e defesa.

As ruas de Niamey ecoaram com gritos de protesto e exigências pela saída das tropas estrangeiras, enquanto os manifestantes entoavam palavras de ordem em favor da soberania nacional. O clima era de determinação e união, com os cidadãos demonstrando sua vontade de se opor à presença militar estrangeira em seu país.

A manifestação deste sábado mostrou a força e a vontade do povo nigerino de se posicionar contra acordos militares que consideram prejudiciais ou invasivos. A junta governante terá que lidar com essa pressão popular e reavaliar suas decisões em relação aos acordos militares com potências estrangeiras.

Diante desse cenário de protestos e manifestações, a situação política e militar no Níger tende a se tornar mais instável e imprevisível. Resta aguardar os próximos desdobramentos e ver como o governo irá responder às demandas da população em relação à presença de tropas estrangeiras em território nigerino.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo