Manifestações em diversas embaixadas argentinas contra o governo de Milei e greve geral convocada pela principal organização sindical do Uruguai

A embaixada argentina enfrentou manifestações contra o governo de extrema direita de Milei em diferentes países, incluindo Montevidéu, no Uruguai, onde a Plenária Intersindical de Trabalhadores – Convenção Nacional de Trabalhadores (PIT-CNT), principal organização sindical do país, convocou uma ação de protesto. Além disso, em outras cidades como Assunção (Paraguai), Santiago (Chile), Roma (Itália) e Madri (Espanha), manifestantes reuniram-se, exibindo cartazes e gritando palavras de ordem contra as medidas implementadas por Milei.

Essa onda de solidariedade dos trabalhadores visa apoiar uma greve geral de 12 horas convocada pela Confederação Geral do Trabalho (CGT), que é a maior central sindical da Argentina. A greve começou ao meio-dia, hora local, e tem como objetivo pressionar o Congresso a votar contra a Lei Ônibus, um pacote de ajuste com mais de 300 medidas que visa reduzir significativamente o papel do Estado na economia do país, com fortes cortes nos investimentos sociais e nos subsídios aos serviços públicos.

Cabe destacar que a bancada governista no Legislativo argentino tentou, sem sucesso, realizar a votação na Câmara dos Deputados antes do início da greve geral. Por outro lado, a oposição está tentando votar o projeto nesta quinta-feira, aproveitando a repercussão política da greve, porém enfrenta a resistência dos apoiadores do governo, que inicialmente tentaram acelerar o trâmite e agora buscam adiar a votação.

Esses protestos em diferentes cidades ao redor do mundo evidenciam a preocupação e a rejeição de diversas camadas da população em relação às políticas adotadas pelo governo de extrema direita de Milei na Argentina. A manifestação de solidariedade e apoio por parte de organizações sindicais e movimentos sociais em outros países demonstra uma mobilização global em defesa dos direitos dos trabalhadores e em oposição a medidas que buscam enfraquecer o papel do Estado na proteção e promoção dos interesses da população. Este é um panorama que merece atenção e reflexão, pois demonstra a necessidade de resistência e organização por parte da sociedade diante de políticas que ameaçam o bem-estar e a qualidade de vida de grande parte da população.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo