Manifestação pró-Israel na Avenida Paulista é suspensa neste domingo devido à segurança pública

A Prefeitura de São Paulo decidiu suspender a abertura da Avenida Paulista para os munícipes neste domingo (22/10). A determinação foi oficializada pela portaria 023/SUB-SÉ/GAB/2023, após uma recomendação da Polícia Militar, que identificou um possível acúmulo de pessoas e consequente comprometimento do emprego operacional de segurança.

De acordo com informações do site Diário dos Trilhos, uma manifestação em apoio ao Estado de Israel estava prevista para acontecer na tarde de domingo, a partir das 14h30, na Avenida Paulista. A Frente Palestina São Paulo afirmou que o ato será mantido, mesmo com a decisão da prefeitura.

Além disso, outras manifestações pró-Palestina estão agendadas para os próximos dias em diferentes cidades do Brasil. Na sexta-feira (20/10), Brasília (DF) e Campo Grande (MS) serão palco de atos em prol da causa. Já no sábado (21/10), as cidades de Maringá (PR), Foz do Iguaçu (PR) e Chapecó (SC) terão manifestações em apoio ao povo palestino. Para o domingo (22/10), além da manifestação em São Paulo, está marcado um ato em apoio à Palestina na praça Oswaldo Cruz, na capital paulista. E na segunda-feira (23/10), outra manifestação está agendada para ocorrer na Casa Luís Gama, região central de São Paulo.

A suspensão da abertura da Avenida Paulista aos domingos tem gerado polêmica. A medida, que inicialmente foi tomada para incentivar o lazer e o uso do espaço público pelos munícipes, tem sido alvo de críticas devido à restrição de acesso em determinados dias e horários. Por outro lado, a polícia argumenta que a medida visa garantir a segurança dos manifestantes e de toda a população que frequenta a região.

A decisão da prefeitura será acompanhada de perto pelos moradores da cidade e pelos movimentos sociais, que esperam uma reavaliação da medida. Enquanto isso, as manifestações seguem acontecendo em diversas partes do país, com o intuito de chamar a atenção para a situação dos palestinos e promover a solidariedade internacional.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo