Repórter São Paulo – SP – Brasil

Manaus coberta por fumaça: qualidade do ar é classificada como ‘muito insalubre’ devido às queimadas na Amazônia

Neste sábado (10), a cidade de Manaus vive uma situação preocupante em relação à qualidade do ar. De acordo com informações recentes, a região está classificada como “muito insalubre” devido às queimadas que assolam o Amazonas e estão contribuindo para a formação de uma densa nuvem de fumaça que atinge a capital.

Moradores têm utilizado as redes sociais para compartilhar vídeos e fotos que mostram a cidade coberta por uma espessa camada de fumaça, o que tem gerado diversas queixas sobre as condições do ar na região. O impacto disso na saúde da população é evidente e preocupa as autoridades locais.

Segundo dados do projeto Aqicn, que monitora a qualidade do ar em diversas partes do mundo, Manaus apresenta índices que variam entre pouco saudável e muito insalubre, dependendo da localidade. O índice de qualidade do ar, que vai de 0 a 500, indica que a partir de 81 a qualidade do ar é considerada ruim. No entanto, a cidade registrou taxas entre 166 e 188, o que demonstra uma situação de alerta.

A população de Manaus enfrenta, portanto, um cenário preocupante em relação à saúde pública, tendo em vista os impactos negativos da fumaça proveniente das queimadas na região. As autoridades locais devem estar atentas para adotar medidas que minimizem os efeitos nocivos desse episódio e protejam a saúde e bem-estar da população.

Sair da versão mobile