A chegada do jato estava originalmente prevista para maio, mas acabou sendo adiada para agosto e, finalmente, entregue neste mês. Esses consecutivos atrasos geraram frustração para o CEO da Malaysia Airlines, Izham Ismail, que expressou sua insatisfação no início de novembro. A companhia receberá um total de quatro aeronaves dos sete programadas para este ano.
Os atrasos nas entregas foram atribuídos à descoberta de defeitos fora das especificações na antepara traseira de centenas de 737 MAX. Esse problema se tornou o mais recente desafio enfrentado pela fabricante Boeing, diante da crescente demanda por novas aeronaves.
Além do Boeing 737 MAX, a Malaysia Airlines também está expandindo sua frota com a inclusão de mais um Airbus A350-900, elevando o número total de exemplares desse modelo para sete. A aeronave, que recebeu o registro 9M-MHA, foi originalmente entregue à Scandinavian Airlines (SAS) em fevereiro de 2020 e estava armazenada no aeroporto de Victorville, nos Estados Unidos. Apesar de ter uma configuração diferente dos demais A350, o início das operações do -MHA está programado para o próximo mês de dezembro.
O CEO da Malaysia Airlines ressaltou a importância dessas aquisições para a modernização da frota da companhia, que possui um contrato com a empresa de arrendamento Air Lease para 25 Boeing 737 MAX, com entregas programadas até 2026. Esses investimentos fazem parte do plano estratégico da Malaysia Airlines para garantir a renovação e aprimoramento de seus serviços aos passageiros.