Repórter São Paulo – SP – Brasil

Lula se compromete a ter relação mais próxima com o Legislativo em encontro com presidentes e líderes partidários.

Nesta quinta-feira (22), o presidente Lula (PT) se reuniu com o presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), e líderes partidários para discutir pautas de interesse do Executivo no Congresso. Segundo o líder do PSB, Gervásio Maia (PB), durante o encontro, o chefe do Executivo se comprometeu a ter uma relação mais próxima com o Legislativo e participar ativamente da articulação política.

De acordo com Maia, Lula agradeceu pelos projetos aprovados em 2023 e afirmou que os resultados da economia se devem ao esforço do Legislativo e ao bom relacionamento com o Executivo. “Saio animado de que essa relação irá melhorar cada vez mais”, disse o líder do PSB ao sair do encontro.

A reunião entre líderes partidários aconteceu após uma tensão na relação do governo com a Câmara. Durante seu discurso no início do ano legislativo, Lira fez críticas à articulação do governo petista. Posteriormente, uma reunião entre o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, e líderes da Câmara foi cancelada. No entanto, dias depois, Lira e Lula se encontraram para discutir a relação entre os deputados e o governo.

Maia também comentou que não houve discussões sobre projetos específicos que estão em tramitação no Congresso durante o encontro. Ele afirmou que Lira também fez um discurso e fez uma mensagem de “compromisso” e sinalizou que a “ampliação de diálogo” é muito importante.

Os temas abordados na reunião devem ser discutidos na próxima semana, em uma reunião de líderes com Haddad, porém ainda não há uma data certa para o novo encontro.

A reunião desta quinta-feira aconteceu no Palácio do Alvorada e durou quase duas horas, com a participação de 25 pessoas, incluindo ministros de Lula e representantes de diferentes partidos. Entre os presentes estavam os ministros Rui Costa, da Casa Civil, e Fernando Haddad, da Fazenda, bem como líderes como Luciana Santos, Alexandre Padilha, Paulo Pimenta, Arthur Lira (PP-AL), Gervásio Maia (PSB-PB), entre outros.

O encontro marca uma tentativa de aproximação entre os poderes Executivo e Legislativo, visando a busca de maior harmonia e cooperação nas ações do governo. A expectativa é que essa aproximação resulte em uma maior fluidez na tramitação de projetos de interesse do Executivo no Congresso Nacional.

Sair da versão mobile