Repórter São Paulo – SP – Brasil

Lula participa de convenção do PT em Fortaleza e lança candidatura de Evandro Leitão à Prefeitura, com foco na grandeza da cidade.

Na manhã deste sábado (3), o presidente do Partido dos Trabalhadores (PT), Luiz Inácio Lula da Silva, marcou presença na convenção que oficializou a candidatura do deputado estadual Evandro Leitão à Prefeitura de Fortaleza, capital do Ceará. O evento reuniu cerca de 7.000 pessoas no Centro de Formação Olímpica e consolidou a cidade como uma das prioridades do partido nas eleições municipais de outubro.

Durante seu discurso na convenção, Lula evitou críticas diretas ao atual prefeito José Sarto, aliado do ex-presidenciável Ciro Gomes e candidato à reeleição. No entanto, o presidente ressaltou que Fortaleza “pode mais” e defendeu a eleição de Evandro Leitão para trazer a grandiosidade do estado para a capital cearense.

O governador do Ceará, Camilo Santana, foi destacado por Lula como um importante líder do partido e fiador da candidatura de Evandro em Fortaleza. O ministro da Educação também foi elogiado pelo trabalho realizado durante seu mandato como governador de 2015 a 2022.

Esta é a terceira convenção municipal na qual Lula marca presença, sendo as anteriores em São Paulo e São Bernardo do Campo. O PT terá candidatos próprios em 14 capitais, mas Fortaleza foi a única cidade em que o presidente esteve presente.

Evandro Leitão, presidente da Assembleia Legislativa do Ceará, filiou-se ao PT em dezembro de 2021, após deixar o PDT e travar uma disputa interna com a ex-prefeita Luizianne Lins. Ele venceu as prévias apoiado por Camilo Santana e pelo líder do governo Lula na Câmara, José Guimarães, e formou uma aliança com nove partidos para as eleições.

A presença de Lula na convenção em Fortaleza é vista como um trunfo do PT em uma eleição que promete ser acirrada. O petista enfrentará adversários como José Sarto, Capitão Wagner, André Fernandes, Eduardo Girão, Tércio Nunes e Zé Batista na corrida pela Prefeitura de Fortaleza. Evandro Leitão buscará conquistar o eleitorado de esquerda e centro-esquerda na capital cearense, criticando a gestão do atual prefeito em áreas como saúde, transporte público e segurança.

Sair da versão mobile