Lula e Pacheco se encontram para azeitar relação e discutir prioridades do governo no Congresso

O presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira, e o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, se encontraram logo após um discurso enfático de Lira na abertura do Ano Legislativo. Durante seu discurso, Lira cobrou que o Planalto cumpra acordos, o que pode indicar uma tensão entre os poderes.

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva não participou da cerimônia, e o ministro Rui Costa, da Casa Civil, levou a mensagem do governo ao evento. Segundo fontes do Planalto, Lula tradicionalmente não participa deste tipo de evento.

O encontro entre Lira e Pacheco teve como objetivo reforçar a parceria entre os dois líderes, e foi também um aceno do presidente da Câmara ao senador mineiro. De acordo com informações apuradas pelo UOL, o Planalto tem buscado se aproximar ao máximo de Pacheco, visando tornar o Senado um porto seguro no Congresso, menos influenciável do que a Câmara.

Além disso, a regulamentação da reforma tributária e o debate da reoneração das folhas de pagamento foram temas prioritários para o governo nesse primeiro semestre. A Câmara já sinalizou que pretende derrubar a proposta do ministro da Fazenda, Fernando Haddad, apresentada no final de 2023.

Os dois presidentes também discutiram a visita de Lula a Minas Gerais, que ocorrerá nesta semana. Durante a visita, Lula deverá participar de um evento, na quinta-feira, que extraoficialmente lançará a pré-candidatura do deputado Rogério Correia à prefeitura de Belo Horizonte. O PT está costurando uma parceria com o PSD, partido do atual prefeito da cidade.

Dessa forma, o encontro entre Lira e Pacheco foi marcado por discussões sobre parcerias políticas, bem como por debates sobre os projetos prioritários do governo para o primeiro semestre. A relação entre os poderes Legislativo e Executivo continuará sendo acompanhada de perto nos próximos meses.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo