Lula é convidado para reunião do G7 na Itália pela primeira-ministra Giorgia Meloni em Borgo Egnazia. Oitava participação do petista na cúpula.

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva foi convidado pela primeira-ministra da Itália, Giorgia Meloni, para participar da reunião do G7, que aconteceu em Borgo Egnazia, na região de Puglia, localizada no sul da Itália. Este convite representou a oitava vez que o líder petista esteve presente na cúpula, sendo seis vezes durante seus dois primeiros mandatos presidenciais e uma vez em 2023, no primeiro ano de seu terceiro mandato.

Na edição de 2024 deste importante encontro internacional, Lula participou de diversas reuniões de alto nível, incluindo encontros com Giorgia Meloni, a representante da Comissão Europeia Ursula Von der Leyen, o primeiro-ministro da Índia Narendra Modi, o presidente da Turquia Recep Erdo?an, o presidente da França Emmanuel Macron, além de ter um encontro especial com o Papa Francisco e com o chanceler alemão Olaf Scholz.

É importante ressaltar que houve um post enganoso relacionado a esse convite, o qual impossibilitou que mensagens fossem enviadas ao autor. O Comprova avaliou esse conteúdo como sendo enganoso, pois foi retirado do contexto original e utilizado de forma distorcida, induzindo a interpretações equivocadas.

Com relação ao alcance dessa publicação falsa, o Comprova informou que utilizou suas ferramentas de investigação para identificar os conteúdos suspeitos com maior repercussão nas redes sociais. Até a data de 24 de junho, o post em questão já havia recebido mais de 910,3 mil visualizações, 37,6 mil curtidas e mais de 8,1 mil comentários.

Para corroborar as informações apresentadas, o Comprova consultou diversas fontes, realizando inclusive uma busca reversa no Google para encontrar o vídeo original e a foto oficial do G7, além de checagens realizadas por outras entidades especializadas no assunto.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo