Lula defende giro internacional e afirma que Brasil nunca esteve tão respeitado – evento marca 90 anos da USP

O presidente Lula (PT) afirmou em discurso durante a celebração dos 90 anos da USP (Universidade de São Paulo) que o seu giro internacional no ano passado foi fundamental para reabilitar a imagem do Brasil no exterior, após gerar desgaste na imagem do governo. Ele ressaltou que nunca antes na história do Brasil o país esteve tão respeitado no mundo como está agora e que a sua volta à Presidência da República e a derrubada do negacionismo no país geraram uma grande expectativa em todos os países do mundo.

O governo, por sua vez, identificou um desgaste na imagem de Lula em pesquisas internas devido à quantidade de viagens internacionais que ele fez. No entanto, as sondagens apontaram que a maioria considerou que as viagens trouxeram benefícios para o Brasil. Lula visitou 24 países em 15 oportunidades no exterior, sempre defendendo as viagens como estratégia diplomática.

Para o ano de 2024, Lula prevê mais viagens tanto dentro quanto fora do Brasil, inclusive para os Estados Unidos e Rússia. Durante o evento da USP, Lula aproveitou para enviar recados velados a Jair Bolsonaro (PL), seu antecessor e adversário, ao falar sobre o ataque à universidade, à ciência e à educação nos últimos anos. Ele também destacou a importância de ter divergências políticas sem enfraquecer a democracia.

Além disso, Lula fez deferência a Fernando Haddad (PT), chamando-o de melhor ministro da Fazenda, e também da Educação, elogiando seu trabalho em ambos os cargos. Ele ainda se comprometeu a trabalhar para que cada estado brasileiro tenha uma universidade pública de excelência como a USP.

O evento da USP contou com a presença de várias autoridades, incluindo o ministro do STF, Dias Toffoli, e o casal Fernando e Ana Estela Haddad. Porém, o governador Tarcísio de Freitas (Republicanos) não compareceu.

O discurso de Lula foi marcado por aplausos e coros em sua homenagem, destacando a sua importância e popularidade no evento da USP.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo