Repórter São Paulo – SP – Brasil

Lula cancela agenda com Boulos em SP para evitar rusgas com a base do PT

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva cancelou sua agenda em São Paulo ao lado do líder do MTST, Guilherme Boulos, gerando especulações e rumores sobre possíveis rusgas e ciúmes dentro do Partido dos Trabalhadores. A justificativa oficial para o cancelamento é uma viagem ao México, onde Lula participará da posse da presidente eleita, Claudia Sheinbaum, prevista para a terça-feira (1º).

A presença de Lula na capital paulista já havia sido confirmada por Boulos, que anunciou duas caminhadas na cidade, uma na zona sul e outra na região leste, para o sábado (28). Entretanto, o ex-presidente agora deve transferir os últimos atos para São Paulo e São Bernardo do Campo, onde tem registro eleitoral. Estava previsto que ele participaria do ato da véspera do primeiro turno, no sábado (5), fazendo uma caminhada no centro da capital junto com Boulos.

Além disso, Lula também tinha programado visitar o ABC Paulista, seu reduto eleitoral, neste final de semana, indo a São Bernardo do Campo e Diadema. Porém, essas agendas foram canceladas, o que levantou questionamentos sobre as prioridades do ex-presidente e as possíveis divergências internas dentro do PT.

O PT vê São Paulo como uma prioridade para Lula, já que a capital paulista é considerada um termômetro central para medir a força do ex-presidente nas eleições de 2026 e nos próximos anos. As escolhas de agenda têm gerado desconfortos e especulações sobre a relação do partido com a base petista. A decisão de cancelar os compromissos com Boulos levanta questionamentos sobre o futuro da relação entre Lula e outras lideranças do PT.

Sair da versão mobile