Litoral de São Paulo em alerta: fim de semana com fortes chuvas e riscos de enchentes

O litoral de São Paulo enfrentará um fim de semana de fortes chuvas, com riscos de enchentes, de acordo com alerta emitido pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). A previsão é de até 200 mm de volume de chuva na Baixada Santista, entre sexta-feira (19) e domingo (21), segundo a Defesa Civil estadual.

Além disso, o litoral norte e o Vale do Paraíba também estão sujeitos a um volume acumulado de até 180 mm nos três dias. A formação de uma frente fria, aliada a ventos fortes e altas temperaturas na região Sudeste, contribuirá para a instabilidade, que deverá atingir também o leste do estado, incluindo a capital paulista.

As regiões metropolitanas de São Paulo e Campinas podem registrar 150 mm de chuva até domingo, enquanto a região de Sorocaba, no Vale do Ribeira e em Itapeva, a estimativa é de um acumulado de 130 mm. O órgão estadual alerta para o risco de deslizamentos, desabamentos, alagamentos, enchentes e ocorrências relacionadas a descargas elétricas e vento forte, especialmente em áreas urbanas mais vulneráveis devido ao encharcamento do solo.

Em fevereiro do ano passado, uma tempestade com acúmulo de mais de 620 mm de chuva causou a morte de 64 pessoas em São Sebastião, no litoral norte. O Inmet prevê que as chuvas intensas se concentrem em outras regiões do país a partir de segunda-feira, como o Espírito Santo, sul da Bahia, centro-norte de Minas Gerais, Goiás e Distrito Federal.

A meteorologista Josélia Pegorin, da Climatempo, afirma que a frente fria seguirá para o Espírito Santo no sábado, mas que muitas nuvens de chuva continuarão se formando em São Paulo, inibindo a elevação da temperatura. As temperaturas devem cair, com previsão de máxima de 23°C na segunda-feira na cidade de São Paulo, em contraste com os 34,3ºC registrados na quinta-feira.

Portanto, é importante que a população esteja atenta e tome as devidas precauções diante desse cenário de instabilidade e alerta para eventos climáticos extremos. Devemos estar preparados para enfrentar as consequências das fortes chuvas e seguir as orientações da Defesa Civil para garantir a segurança e bem-estar de todos.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo