José Aníbal disputará a presidência do PSDB, com Marconi Perillo como adversário, em convenção nacional nesta quinta-feira.

José Aníbal, ex-deputado federal e ex-senador pelo PSDB, lançou oficialmente sua candidatura à presidência do partido. Ele ocupou o cargo entre 2001 e 2003 e agora está em busca de apoio para disputar o posto com o ex-governador de Goiás, Marconi Perillo. Em declaração ao Painel, Aníbal afirmou: “Minha ideia é a de preparar o partido para que ele recupere rapidamente uma referência na sociedade. Para isso, tem que fazer um trabalho árduo. Já venceu um ano desse governo [Lula (PT)] e o PSDB continua com uma posição errática. Não tem algo que unifique, que são as ideias, as propostas, iniciativas”.

A convenção nacional do PSDB está marcada para quinta-feira (30) em Brasília. Marconi Perillo conta com o apoio do ex-governador de Minas Gerais, Aécio Neves, que voltou a concentrar força no partido nas articulações para formação do diretório nacional. O grupo de cerca de 230 tucanos é responsável por eleger a Executiva do PSDB, encabeçada pelo presidente, atualmente ocupado pelo governador Eduardo Leite (RS).

Além de Aníbal e Perillo, grupos tucanos ainda avaliam lançar o nome do deputado federal Adolfo Viana (BA), líder da bancada na Câmara dos Deputados. A disputa promete trazer novos rumos para a direção do partido e uma série de movimentações políticas nos bastidores, à medida que as articulações se intensificam.

A decisão de José Aníbal em lançar sua candidatura mostra uma disputa acirrada pelo controle do partido e reflete a busca por renovação e unificação das ideias e propostas do PSDB. A presidência do partido é estratégica para moldar a direção e o posicionamento político da sigla, em um momento em que o cenário nacional apresenta desafios e incertezas. A atenção está voltada para a movimentação dos principais líderes tucanos e as alianças que serão formadas durante a convenção. A disputa promete agitar a política interna do PSDB e definir os rumos da legenda para os próximos anos.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo