Jogos Pan-Americanos do Chile não terão transmissão na TV brasileira; Globo encerra negociações após pedido milionário

Os Jogos Pan-Americanos de Santiago, no Chile, não serão transmitidos na TV brasileira este ano. As emissoras de televisão do país não se interessaram em negociar um acordo com a PanAm Sports, responsável pela organização da competição. Desde 1995, o Pan vinha sendo transmitido por alguma TV aberta ou paga, mas desta vez isso não acontecerá.

O Canal Olímpico do Brasil, mantido pelo Comitê Olímpico Brasileiro (COB), e a Cazé TV, em parceria com o comitê, serão os responsáveis pela transmissão exclusiva do evento esportivo. Nas últimas semanas, representantes da PanAm Sports tentaram negociar com a ESPN, mas o canal esportivo da Disney não quis abrir negociações devido à falta de exclusividade do evento.

Para a Disney, não faria sentido dividir a transmissão com a Cazé TV por causa do seu serviço de streaming esportivo, o Star+. Os executivos do canal alegaram que ninguém assinaria um pacote para ver o Pan se ele estivesse disponível gratuitamente em outro lugar.

A Globo, que transmitia o evento, seja na TV aberta ou pelo SporTV desde 1999, encerrou as negociações em agosto, após a PanAm Sports pedir cerca de US$ 10 milhões pelos direitos de exibição. A emissora considerou esse valor muito alto para um torneio que provavelmente não seria um sucesso de audiência.

A Record, que era a transmissora exclusiva das últimas edições do Pan na TV aberta, também não aceitou pagar esse valor e rescindiu o acordo. Durante a pandemia de Covid-19, a emissora optou por não investir nessa competição.

A Globo chegou a pedir a intermediação do COB, mas o comitê não fez o meio de campo desejado pela emissora. O COB decidiu comprar os direitos do Pan no Brasil por menos da metade do valor pedido pela PanAm Sports e repassou a transmissão para o canal do streamer Casimiro Miguel.

A Globo enviará apenas uma equipe para a cobertura jornalística do Pan no Chile, pois não considera que valha a pena investir quase R$ 50 milhões em um evento que não terá uma grande audiência. Agora, resta aos brasileiros acompanharem as competições pela transmissão do Canal Olímpico do Brasil e da Cazé TV.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo