Israel poderá ter nota de crédito reduzida se guerra com Hamas se expandir, diz agência de rating

De acordo com um diretor da S&P Global Ratings, a nota de crédito de Israel poderá ser reduzida caso a guerra com o Hamas se expanda para outras frentes. No entanto, se isso não acontecer, o país deverá ser capaz de resistir às consequências econômicas da guerra, desde que faça mudanças orçamentárias necessárias para compensar gastos elevados.

A S&P definiu em outubro a classificação ‘AA-‘ de Israel, mas revisou a perspectiva de “estável” para “negativa”. Isso foi feito citando os riscos de que a guerra Israel-Hamas pudesse se espalhar mais amplamente, com um impacto mais pronunciado na economia e na situação de segurança do país.

A guerra com o Hamas tem gerado preocupação quanto ao impacto econômico que poderá ter em Israel. Um dos principais pontos de preocupação é a possibilidade da guerra se expandir para outras frentes, o que poderia agravar ainda mais os riscos financeiros associados ao conflito.

A S&P Global Ratings destacou que as mudanças necessárias no orçamento serão essenciais para que Israel possa resistir às consequências econômicas da guerra. Isso significa que o país precisará fazer ajustes para compensar os gastos elevados decorrentes do conflito.

A revisão da perspectiva da nota de crédito de Israel reflete a preocupação da S&P com os riscos financeiros associados à guerra com o Hamas. A incerteza em torno do desdobramento do conflito e seu impacto na economia e na segurança do país levaram a agência de classificação de risco a adotar uma postura mais cautelosa em relação à classificação de crédito de Israel.

Embora a nota de crédito de Israel tenha sido definida em ‘AA-‘, a perspectiva negativa reflete a preocupação de que a guerra com o Hamas possa trazer consequências econômicas significativas para o país. No entanto, se Israel for capaz de fazer as mudanças necessárias no orçamento para compensar os gastos da guerra, a S&P acredita que o país poderá resistir a essas consequências.

Em resumo, a guerra com o Hamas tem gerado preocupações sobre o impacto econômico em Israel, o que levou a S&P Global Ratings a revisar a perspectiva da nota de crédito do país para “negativa”. No entanto, a agência acredita que Israel poderá resistir às consequências econômicas da guerra, desde que faça as mudanças necessárias no orçamento para compensar os gastos elevados decorrentes do conflito.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo