Repórter São Paulo – SP – Brasil

Israel e Hamas próximos de acordo histórico em trégua durante Ramadã, com libertação de reféns e cessar-fogo de seis semanas

Segundo informações divulgadas, Israel e Hamas estão prestes a iniciar uma trégua que terá início na próxima segunda-feira, 4 de março. Essa possível trégua, que deve permanecer em vigor durante todo o mês do Ramadã, foi indicada pelo presidente dos Estados Unidos, Joe Biden. Além disso, o líder norte-americano também mencionou a possibilidade de que um acordo entre as partes envolva a libertação de dezenas de reféns na Faixa de Gaza.

As negociações para esse acordo estão sendo conduzidas com a mediação de países como Egito, Catar, Estados Unidos e França. O objetivo é alcançar um cessar-fogo que teria a duração de seis semanas, além de garantir a libertação dos reféns israelenses que foram sequestrados em Gaza durante ataques do Hamas em 7 de outubro, que deram início ao conflito armado.

Uma das condições do acordo em discussão envolve a libertação de centenas de palestinos que estão detidos em penitenciárias israelenses, de acordo com informações veiculadas pela imprensa. Esse possível gesto seria uma tentativa de construir um clima de confiança e cooperação entre as partes envolvidas.

As expectativas são de que essa trégua possa trazer alívio para a população civil que tem sofrido com a violência e os conflitos na região. A comunidade internacional tem acompanhado de perto as negociações e espera que um acordo possa ser alcançado em breve, contribuindo para a paz e a estabilidade no Oriente Médio.

Sair da versão mobile