Inundação atinge livraria tradicional em Porto Alegre e coloca acervo em risco, livreiro faz apelo por doações e solidariedade.

A tradicional livraria Taverna, localizada em Porto Alegre, foi severamente afetada pelas enchentes que atingiram a capital gaúcha. O livreiro da Taverna, Ederson Lopes, compartilhou um vídeo em sua conta no Instagram mostrando a situação alarmante em que se encontra o estabelecimento.

As imagens mostram a inundação chegando à altura do joelho, cobrindo as partes baixas das estantes e os pés das mesas. Lopes relata que os móveis da livraria, feitos de MDF, um material derivado da madeira, estão em risco de ruir devido ao contato com a água. O livreiro expressa sua preocupação com o prejuízo financeiro, mencionando que levaram três anos para pagar esses móveis e é difícil ver um sonho sendo destruído pela água e pela imprudência do poder público.

Algumas medidas foram tomadas para tentar salvar parte do acervo de livros, que foi colocado acima das mesas, fora do alcance da água. Lopes destaca que a prioridade da empresa no momento é garantir o pagamento de suas funcionárias, que também foram afetadas pelas enchentes em suas residências.

Diante da situação de emergência, a Taverna está solicitando doações por meio da chave Pix livrariataverna@gmail.com. A livraria conta com o apoio da comunidade e de clientes para superar esse momento difícil e conseguir se reerguer diante dos danos causados pelas enchentes.

A solidariedade e apoio de todos são fundamentais para a Taverna conseguir superar essa crise e continuar a oferecer um espaço cultural e literário tão importante para a cidade de Porto Alegre. A união de esforços será essencial para que a livraria consiga se reestabelecer e seguir em frente após essa tragédia.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo