Repórter São Paulo – SP – Brasil

Início da vacinação contra a dengue em Guarulhos para crianças de 10 e 11 anos gera movimento intenso nas UBSs.

No dia 20 de fevereiro, a dona de casa Esmeralda Aparecida Campos, de 63 anos, tinha a prioridade de vacinar sua neta, Emanuelly Victória da Silva, de 10 anos, contra a dengue. Por volta das 11h da manhã, Emanuelly foi a 12ª criança a receber a primeira dose do imunizante na UBS Tranquilidade, localizada em Guarulhos, na Grande São Paulo.

O posto de saúde organizou uma sala especialmente para a aplicação da vacina, que não exigia agendamento. O responsável pelo paciente simplesmente preenchia um questionário de saúde e outro para registro da dose, e em seguida a vacina era administrada. Esta terça-feira também marcou o início da imunização de crianças de 10 a 11 anos em Guarulhos, bem como em outros municípios paulistas, como Arujá, Ferraz de Vasconcelos, Guararema, Mogi das Cruzes, Santa Isabel e Suzano.

Em entrevista, a avó de Emanuelly afirmou ter sido informada sobre o início da vacinação pelos irmãos, que são bombeiros, e por meio de um vereador. Ela decidiu ir logo no primeiro dia para evitar que as doses acabassem, já que muitas pessoas que levaram as crianças para se vacinar relataram o mesmo receio.

No total, o município de Guarulhos recebeu 34.270 doses do imunizante Qdenga, sendo suficientes para imunizar 77% do público-alvo da cidade. De acordo com Amanda Loos Agra, diretora do Departamento de Assistência Integral à Saúde de Guarulhos, nesta primeira fase serão vacinadas crianças de até 10 e 11 anos, 11 meses e 29 dias.

A expectativa é que mais de 100 mil doses de vacina sejam entregues pelo Ministério da Saúde, a fim de cobrir o público-alvo de até 14 anos, 11 meses e 29 dias e completar o esquema vacinal de quem já recebeu a primeira dose. No entanto, crianças que tiveram dengue nos últimos seis meses ou apresentaram doença febril aguda nas últimas 24 horas antes da administração da dose, assim como aquelas que são imunodeprimidas ou gestantes, não podem receber a vacina.

O movimento na UBS Tranquilidade foi mais intenso no final da manhã, e até as 13h30, 29 crianças já haviam sido vacinadas. Vale ressaltar que algumas crianças não puderam ser imunizadas devido à documentação incompleta. As doses do imunizante Qdenga estão disponíveis em diversas UBSs e no Ambulatório da Criança e do Adolescente em Guarulhos, das 8h às 16h, exceto em algumas unidades que atenderão até às 18h. Este é um passo importante para a prevenção da dengue, uma doença que traz sérios riscos à saúde, e demonstra a preocupação das autoridades locais em proteger a população, em especial as crianças, contra essa enfermidade.

Sair da versão mobile