Repórter São Paulo – SP – Brasil

Início da ação do carro fumacê em Lunardelli visa combater surto de dengue na região.

Nesta segunda-feira (11), Lunardelli deu início a mais uma ação de combate ao mosquito Aedes aegypti, vetor de doenças como dengue, zika e chikungunya. A solicitação partiu da Prefeitura de Lunardelli à 22ª Regional de Saúde, com o objetivo de conter o avanço da dengue na região.

A medida foi tomada após Lunardelli registrar 12 casos confirmados da doença, de acordo com o último informe epidemiológico semanal da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), divulgado no dia 05 de dezembro.

O carro fumacê, equipado para dispersar inseticida, é reconhecido como uma medida preventiva eficaz para interromper o ciclo de transmissão dessas doenças. A iniciativa conta com o apoio da população, que tem papel fundamental na eliminação de recipientes que acumulam água, evitando assim a proliferação do mosquito.

Para esclarecer a população sobre os procedimentos adotados durante a passagem do fumacê, a Prefeitura divulgou um vídeo, no qual Aparecido Donizete Oliveira, chefe da central de fumacê de Maringá, explica que o trabalho será realizado a cada três dias, e orienta como a população deve proceder.

É importante frisar que, apesar da eficácia do carro fumacê, a colaboração da população é fundamental, como ressalta Oliveira: “O carro fumacê é parte da solução, mas é preciso a colaboração da população, eliminando possíveis criadouros do mosquito em casa”.

Essa medida reforça a importância do envolvimento de toda a comunidade no combate à proliferação do Aedes aegypti e na prevenção das doenças por ele transmitidas. Ao seguir as orientações das autoridades de saúde e conscientizar-se da necessidade de eliminar possíveis criadouros do mosquito, cada cidadão contribui para a proteção coletiva.

É preciso manter-se atento e seguir as recomendações das autoridades para garantir a eficácia das ações de combate ao Aedes aegypti e, consequentemente, reduzir os casos dessas doenças na região.

Sair da versão mobile