Repórter São Paulo – SP – Brasil

Inclusão digital: desafios e oportunidades em um Brasil conectado através do celular e da necessidade de habilidades digitais.

No Brasil, a internet está presente em 80% dos lares, com 88% da população sendo usuária da rede, segundo dados recentes. No entanto, mesmo com esses números significativos, a inclusão digital ainda está longe de ser uma realidade para todos os brasileiros.

Antigamente, o conceito de inclusão digital estava relacionado à disponibilidade de infraestrutura e ferramentas necessárias para acessar a internet, mas com o avanço da tecnologia, é fundamental repensar esse conceito. A internet atualmente oferece uma infinidade de conteúdos, a possibilidade de se conectar com pessoas do mundo todo e expressar-se livremente. No entanto, junto com essas oportunidades surgem desafios, como a disseminação de informações falsas e a exposição a conteúdos inapropriados.

A pesquisa TIC Domicílios, realizada pelo Comitê Gestor da Internet em 2023, revelou que a maioria dos brasileiros (62%) acessa a internet exclusivamente pelo celular, um número que sobe para 84% nas classes sociais D e E. Isso significa que muitas pessoas desses grupos têm acesso limitado à rede, o que impacta significativamente a sua experiência online.

Durante um debate pelo Dia da Internet Segura, promovido pela Safernet, Alexandre Barbosa, gerente do Centro Regional de Estudos para o Desenvolvimento da Sociedade da Informação (Cetic.br), ressaltou a diferença no uso da internet entre aqueles que utilizam apenas o celular e os que usam múltiplos dispositivos. Aqueles que utilizam mais dispositivos demonstram maior habilidade em verificar a veracidade das informações encontradas e adotam mais medidas de segurança para proteger seus dispositivos e contas.

O conceito de conectividade significativa, que amplia o debate sobre inclusão digital, vai além da simples disponibilidade de acesso à rede, incluindo também a importância das habilidades digitais. A educação digital e midiática surge como um importante ingrediente para preparar a sociedade para um uso mais crítico e responsável da internet, com foco na integridade da informação e na proteção dos usuários, especialmente crianças e adolescentes.

Portanto, apesar dos avanços significativos no acesso à internet no Brasil, a inclusão digital ainda é um desafio, e a educação digital e midiática surge como uma maneira de lidar com os desafios e preparar a sociedade para um uso ético e seguro da rede.

Sair da versão mobile