Repórter São Paulo – SP – Brasil

Incêndios florestais em Ribeirão Preto causam fumaça intensa e suspensão de atividades ao ar livre pela prefeitura

Neste último sábado (24), a cidade de Ribeirão Preto, localizada no interior de São Paulo, foi tomada por uma densa fumaça, causada pelos incêndios florestais que assolam a região. Imagens capturadas por um drone mostram a extensão do problema, evidenciando a gravidade da situação.

Em decorrência dos incêndios, a prefeitura tomou medidas drásticas e suspendeu todas as atividades ao ar livre na cidade. A decisão, publicada no Diário Oficial, afetou até mesmo um jogo da Série B do Campeonato Brasileiro, entre Botafogo-SP e Guarani. A recomendação das autoridades é que a população evite a exposição prolongada à fumaça e busque atendimento médico em caso de sintomas respiratórios.

Os focos de incêndio estão concentrados em terrenos urbanos e áreas de mata, com destaque para pontos como a Rua Leda Vassimon, no Jardim Nova Aliança, e a Mata do Ribeirão Verde. As autoridades estão realizando patrulhamentos preventivos e intervenções diretas em locais como a Recreativa de Campo e o Morro Cidade da Criança para tentar controlar a situação.

A situação se agravou na última sexta-feira (23), quando o estado de São Paulo registrou um número preocupante de focos de queimadas, totalizando 1.886 em apenas um dia. O cenário de devastação foi agravado com a trágica morte de dois funcionários de uma usina em Urupês, na região metropolitana de São José do Rio Preto, durante as operações de combate às chamas.

Diante dessa situação crítica, é fundamental que as autoridades competentes atuem de forma rápida e eficaz para minimizar os danos causados pelos incêndios florestais e proteger a população e o meio ambiente. A colaboração de todos os cidadãos também é essencial para enfrentar essa crise ambiental.

Sair da versão mobile