De acordo com informações do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit), a demolição da ponte contou com o uso de duas toneladas de dinamite por parte da empresa responsável pela operação. Os danos estruturais causados pela enchente levaram à decisão de demolir a ponte e substituí-la por uma nova.
A nova ponte terá um custo de R$ 31 milhões aos cofres públicos e terá 180 metros de extensão e 13 metros de largura, sendo ainda um metro maior que a antiga para minimizar riscos de futuras inundações. O ministro Paulo Pimenta, responsável pela Reconstrução do Rio Grande do Sul, afirmou que a demolição da ponte visa dar espaço para a construção de uma nova, mais resistente, que será feita em tempo recorde.
Após a implosão da ponte, teve início o processo de remoção dos detritos e está previsto que até a próxima semana chegarão ao local os equipamentos e ferragens necessários para a construção da nova estrutura. Enquanto isso, um acesso provisório está sendo instalado para garantir a mobilidade na região durante a reconstrução.
O Arquivo Histórico Municipal Lino Grings, de Nova Petrópolis, revelou que a antiga ponte era um marco na região, tendo sido visitada pelo presidente Getúlio Vargas na década de 1940. Após 80 anos, a comunidade do distrito de São Sebastião do Caí finalmente terá uma nova ponte que garantirá seu acesso e mobilidade.