Repórter São Paulo – SP – Brasil

Implodida ponte sobre rio Caí, no RS, após enchente histórica; Nova estrutura emergencial custará R$31 milhões e terá 180 metros de extensão.

No dia 27 de maio, uma notícia abalou a região do Rio Grande do Sul: a ponte sobre o rio Caí, que fazia a ligação entre Caxias do Sul e Nova Petrópolis, foi implodida devido ao risco de colapso após uma enchente histórica no estado. O colapso da ponte, que aconteceu no dia 12 de maio, obrigou a interdição total da passagem para veículos e pedestres.

De acordo com informações do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit), a demolição da ponte contou com o uso de duas toneladas de dinamite por parte da empresa responsável pela operação. Os danos estruturais causados pela enchente levaram à decisão de demolir a ponte e substituí-la por uma nova.

A nova ponte terá um custo de R$ 31 milhões aos cofres públicos e terá 180 metros de extensão e 13 metros de largura, sendo ainda um metro maior que a antiga para minimizar riscos de futuras inundações. O ministro Paulo Pimenta, responsável pela Reconstrução do Rio Grande do Sul, afirmou que a demolição da ponte visa dar espaço para a construção de uma nova, mais resistente, que será feita em tempo recorde.

Após a implosão da ponte, teve início o processo de remoção dos detritos e está previsto que até a próxima semana chegarão ao local os equipamentos e ferragens necessários para a construção da nova estrutura. Enquanto isso, um acesso provisório está sendo instalado para garantir a mobilidade na região durante a reconstrução.

O Arquivo Histórico Municipal Lino Grings, de Nova Petrópolis, revelou que a antiga ponte era um marco na região, tendo sido visitada pelo presidente Getúlio Vargas na década de 1940. Após 80 anos, a comunidade do distrito de São Sebastião do Caí finalmente terá uma nova ponte que garantirá seu acesso e mobilidade.

Sair da versão mobile