Heloisa Starling lança livro que analisa como a democracia foi desmontada no Brasil em 1964 e debate sobre comunicação e extremismos

Nesta segunda-feira (1º), o programa Roda Viva terá como convidada a renomada historiadora e professora da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Heloisa Starling. A pesquisadora acaba de lançar seu novo livro intitulado “A Máquina do Golpe – 1964: Como Foi Desmontada a Democracia no Brasil”.

A obra será divulgada em três partes, sendo que em março os dois primeiros capítulos já foram disponibilizados de forma online. Para este mês, está previsto o lançamento da segunda parte, e ainda neste semestre o livro físico estará disponível nas livrarias pela editora Companhia das Letras.

Durante o programa, Heloisa Starling abordará temas relevantes como a comunicação dos líderes de extrema direita, ideologia que tem ganhado espaço nos últimos anos. A historiadora fará um paralelo entre a comunicação durante o golpe de 1964 e as movimentações políticas atuais, destacando como isso impacta a população em geral.

Ela pontua sobre a crise econômica, o desemprego e a insegurança na classe média como fatores que influenciam no cenário atual. Além disso, a busca por culpados e o ressentimento são elementos que têm impulsionado discursos radicais e anticomunistas, como ressalta a autora.

Heloisa Starling também é autora de outros livros importantes como “Os senhores das Gerais” (1986), “Lembranças do Brasil” (1999), “Brasil: Uma biografia” (2015) em parceria com Lilia Moritz Schwarcz, entre outros.

O programa contará com a presença de ilustres entrevistadores como Mário Medeiros, Naief Haddad, Paula Miraglia, Tatiana Vasconcelos e Taina Silva Santos. A transmissão ao vivo será às 22h pela TV Cultura, site da emissora, app Cultura Play e nas redes sociais da emissora. Não perca essa oportunidade de refletir sobre a história do Brasil e os desafios democráticos atuais.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo