Grupo dissidente das Farc anuncia cessar-fogo e libertação de detidos em diálogo com governo colombiano em Caracas

O grupo armado dissidente das Farc, conhecido como Segunda Marquetalia, surpreendeu a todos no último sábado ao anunciar um cessar-fogo unilateral e a libertação das pessoas detidas após reuniões com o governo colombiano em Caracas. Este movimento inesperado foi revelado em um comunicado conjunto, o qual a AFP teve acesso.

As delegações envolvidas nestas negociações concordaram em tomar “medidas antecipadas” para diminuir a tensão do conflito, incluindo o compromisso da Segunda Marquetalia-EB com um cessar-fogo unilateral e a entrega das pessoas que estavam em cativeiro. Os signatários do documento são Armando Novoa, negociador-chefe do governo, e Walter Mendoza, representante do grupo liderado por Iván Márquez.

É importante ressaltar que o cessar-fogo acordado não afetará os poderes constitucionais e legais das Forças Armadas colombianas, conforme destacado no texto divulgado após cinco dias de intensas negociações. Este importante passo foi alcançado após o término do primeiro ciclo de diálogos entre as partes envolvidas.

A notícia do cessar-fogo unilateral da Segunda Marquetalia é recebida com cautela pelas autoridades colombianas e pela comunidade internacional, que aguardam para ver se este gesto será seguido por um compromisso sério com a paz e o fim das hostilidades. Este anúncio inesperado abre caminho para uma possível solução negociada para o conflito armado que assola a Colômbia há décadas.

O mundo agora aguarda o desenrolar dos próximos capítulos deste processo de diálogo e negociação, na esperança de que ele represente um passo significativo rumo à construção de uma paz duradoura e sustentável no país. Resta aguardar para ver como os acontecimentos se desdobrarão e se as promessas feitas serão de fato cumpridas.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo