Governo Lula exonera Izolda Cela do cargo no MEC para concorrer às eleições: professor pode assumir posto em definitivo

O governo do ex-presidente Lula, do Partido dos Trabalhadores (PT), surpreendeu nesta segunda-feira (3) ao exonerar a educadora Izolda Cela do cargo de secretária-executiva do Ministério da Educação (MEC). A decisão foi oficializada em uma edição extra do Diário Oficial da União, com data retroativa a 1º de junho.

Izolda Cela, que ocupava o segundo cargo mais importante no MEC, deixou a pasta para concorrer às eleições. Após se filiar ao PSB em fevereiro deste ano, ainda não foi definido se ela irá disputar em Sobral ou Fortaleza.

O professor Gregório Grisa, que atuava como secretário executivo-adjunto, é cotado para assumir o cargo deixado por Izolda, mas ainda não houve uma nomeação oficial. A permanência de Grisa no cargo também não está confirmada.

A saída de Izolda Cela do governo já vinha sido anunciada por ela na última quarta-feira (29), em uma mensagem enviada à equipe do MEC. No comunicado, a educadora elogiou a equipe da pasta, o ministro Camilo Santana e o presidente Lula, destacando a liderança dedicada e competente do ministro.

Izolda Cela era uma das principais figuras da atual equipe do MEC e sua saída representa uma perda significativa para o governo. Sua gestão como secretária de Educação no Ceará foi associada aos bons resultados na área da educação, especialmente na alfabetização.

Durante a transição de governo, Izolda chegou a ser cogitada como possível ministra da Educação devido à sua experiência na área, porém o presidente Lula optou por Camilo Santana, atendendo às pressões do partido para que a pasta fosse conduzida por alguém da legenda.

A exoneração de Izolda Cela marca uma mudança significativa na equipe do MEC e levanta questionamentos sobre os rumos que serão tomados pelo Ministério da Educação no governo Lula. A expectativa agora é pela nomeação oficial do substituto de Izolda e a continuidade das políticas educacionais implementadas até então.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo