Governo do Rio de Janeiro e Metrô Rio anunciam acordo para retomada das obras da estação da Gávea, paralisadas desde 2015.

As obras da estação da Gávea, no Rio de Janeiro, que estão paralisadas desde 2015, finalmente terão a retomada anunciada pelo governo do estado e pela concessionária Metrô Rio. A inauguração da estação estava prevista para as Olimpíadas de 2016, mas diversos problemas impediram a conclusão do projeto, como a inundação da estrutura subterrânea com 36 milhões de litros de água para evitar instabilidades no terreno.

O acordo para a retomada das obras foi formalizado em um memorando de interesse que estabelece as linhas gerais para permitir que a linha 4 seja concluída e operar em toda a sua extensão. No entanto, a proposta ainda precisa ser aprovada pelo Ministério Público e pelo Tribunal de Contas do Estado antes de se tornar definitiva.

De acordo com o governador Cláudio Castro, as obras paralisadas representam um dos maiores desafios para a mobilidade urbana do Rio de Janeiro. Ele ressaltou que a retomada das obras não só trará melhorias para o transporte, mas também gerará milhares de empregos.

O investimento necessário para a conclusão das obras é estimado em R$ 600 milhões, com uma previsão de 36 meses para sua conclusão após a aprovação do projeto. Como contrapartida, o Metrô Rio ganhará uma extensão de dez anos de concessão.

Um grupo de trabalho formado pela Secretaria de Estado de Transporte e Mobilidade Urbana, Rio Trilhos, Procuradoria-Geral do Estado e Metrô Rio foi encarregado de analisar questões jurídicas, econômicas e técnicas para a retomada das obras. O secretário estadual de Transportes e Mobilidade Urbana, Washington Reis, destacou que agora os usuários podem ter uma perspectiva concreta sobre a estação.

A retomada das obras da estação da Gávea é vista como um passo importante para a melhoria do sistema metroviário do Rio de Janeiro, trazendo benefícios tanto para os cidadãos como para a economia local. Com a formalização do acordo, aguarda-se agora a aprovação das autoridades competentes para o início efetivo das obras e a conclusão deste projeto de infraestrutura urbana tão aguardado.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo