Durante a Operação Verão 2023/2024, a Ecovias estima que 4,8 milhões de veículos desçam em direção ao litoral, o que evidencia a necessidade de solucionar os gargalos de mobilidade entre a Baixada Santista e o planalto. A previsão é de que os estudos de tráfego e impacto ambiental causado pelas obras, assim como as avaliações topográficas, sondagens e investigações geológicas e hidrogeológicas, tenham um prazo de 24 meses para conclusão, podendo ser prorrogados por mais 12 meses.
Com base nos resultados dos estudos, a secretaria e a Artesp vão deliberar sobre a viabilidade de inclusão das obras no contrato de concessão da Ecovias. O governo estadual ressaltou que os custos de produção dos documentos serão de responsabilidade da concessionária, e o reequilíbrio econômico-financeiro da execução desse trabalho será feito com base nos gastos efetivamente realizados e aprovados pelo Poder Público.
Segundo o secretário Rafael Benini, as ações estruturais de longo prazo visam atender ao crescimento da demanda e ao desempenho do sistema em cada sentido, em paralelo ao projeto de expansão do Porto de Santos e à demanda futura do tráfego de caminhões. A construção da terceira via na rodovia dos Imigrantes é vista como uma medida necessária para garantir a fluidez do tráfego e promover o desenvolvimento da região.
A expectativa é de que, com a construção da terceira via, haja uma melhoria significativa na mobilidade entre a Baixada Santista e o planalto, atendendo tanto os interesses dos motoristas quanto as demandas futuras de tráfego na região. Este é mais um passo do governo de São Paulo para garantir a infraestrutura necessária ao desenvolvimento do estado e a melhoria da qualidade de vida da população. O progresso dos estudos e a posterior execução das obras certamente trarão impactos positivos para a região e para o estado como um todo.