Governador Tarcísio de Freitas sobrevoa áreas afetadas por incêndios no interior de São Paulo em meio a grave crise ambiental.

Neste sábado (24), o governador do estado de São Paulo, Tarcísio de Freitas, do partido Republicanos, realizou um sobrevoo em regiões do interior do estado que foram afetadas pelos incêndios de grande proporção que ocorreram na última sexta-feira (23). A ação ocorreu em meio a um cenário alarmante, com 34 cidades em alerta máximo para queimadas e 24 enfrentando focos ativos de incêndio.

Segundo informações do Centro de Gerenciamento de Emergências (CGE) da Defesa Civil, as localidades em questão sofrem com baixa umidade do ar e elevado risco devido à onda de calor que assola todo o estado. É importante ressaltar que o número de municípios em alerta máximo aumentou em relação ao dia anterior, passando de 30 para 34.

Acompanhado do coronel Henquel Ricardo Pereira, coordenador Estadual de Proteção e Defesa Civil de São Paulo, o governador sobrevoou a região sem revelar o nome ou a quantidade exata de cidades que seriam monitoradas por ele.

Os incêndios de grandes proporções que atingiram o estado na sexta-feira resultaram em consequências graves, como o fechamento de rodovias, cobertura de cidades por fumaça e, lamentavelmente, a morte de dois funcionários de uma usina em Urupês, que tentavam combater o fogo.

O Governo de São Paulo mobilizou mais de 7.300 profissionais e voluntários no combate às chamas e na orientação da população. Um gabinete de pronta resposta foi criado para atuar nas ações de combate aos incêndios, reunindo especialistas da Defesa Civil e das secretarias de Segurança Pública, Agricultura e Abastecimento, e Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística.

As cidades de Ribeirão Preto, Brodowski, Pitangueiras, Batatais e Bebedouro, entre outras, foram duramente afetadas pela fumaça e poeira decorrentes dos incêndios. O céu avermelhado e a sensação de desolação marcaram o cenário desses municípios, deixando claro a gravidade da situação.

Em cidades distantes como Campinas e Jundiaí, a fumaça também encobriu o céu, evidenciando a abrangência dos impactos gerados pelos incêndios no estado de São Paulo. Na capital paulista, o pôr do sol avermelhado foi resultado tanto da fumaça proveniente dos incêndios na região amazônica como dos incêndios no interior do estado.

Diante desse cenário preocupante, especialistas recomendam alguns cuidados para minimizar os impactos negativos dos dias secos, como manter-se informado sobre a qualidade do ar, evitar praticar atividades físicas ao ar livre em horários específicos, manter os ambientes ventilados, colaborar para elevar a umidade do ar, valorizar a alimentação saudável, manter-se hidratado e observar sinais de desidratação, principalmente em idosos.

Em tempos de crise ambiental e climática, a atenção e colaboração de toda a população são essenciais para enfrentar e superar esses desafios.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo