Repórter São Paulo – SP – Brasil

Governador Helder Barbalho fala sobre preparativos para sediar COP-30 e legados para Belém em entrevista ao Roda Viva

O programa de entrevistas Roda Viva, da TV Cultura, recebeu o governador do Pará, Helder Barbalho (MDB), na última segunda-feira, dia 13 de novembro. A apresentadora Vera Magalhães iniciou o programa questionando quais seriam as principais ações que o Governo do Pará pretende executar para sediar a Conferência do Clima da ONU (COP-30) em 2025. A jornalista também perguntou ao governador se o evento poderá trazer um legado para a capital paraense e para o estado.

Helder Barbalho destacou que sediar a COP-30 é uma grande oportunidade para o estado, e que é um desafio colocar o Brasil no protagonismo da diplomacia ambiental e aproveitar para deixar legados. O governador também falou sobre os desafios de receber governantes, diplomatas, povos tradicionais e visitantes durante o evento, estimando a presença de 187 delegações e 50 a 70 mil visitantes na região.

Além disso, Barbalho mencionou que contratou a Fundação Getúlio Vargas para fazer um diagnóstico e apresentar soluções que passem por legado de infraestrutura e por soluções na questão da hotelaria. O governador afirmou que estão buscando soluções de investimentos para reformular as operações atuais da rede hoteleira, ampliar a oferta de quartos e identificar os perfis de demanda.

O programa contou com a participação de Eduardo Belo, editor de Brasil do jornal Valor Econômico; Joelmir Tavares, repórter de política da Folha de S. Paulo; Laís Duarte, repórter da TV Cultura; Malu Delgado, chefe de reportagem da plataforma Sumaúma – Jornalismo do Centro Mundo; e Pedro Venceslau, analista de política da CNN Brasil.

Com apresentação de Vera Magalhães, o programa foi ao ar ao vivo pela TV Cultura, no site da emissora, no app Cultura Play e nas redes sociais Twitter, YouTube, Tik Tok e Facebook. A entrevista trouxe importantes questões sobre o impacto da realização da COP-30 para o estado do Pará e para a Amazônia, além de discutir os desafios enfrentados para receber um evento de tamanha proporção.

Sair da versão mobile