Repórter São Paulo – SP – Brasil

Google condenado por monopólio em decisão histórica nos EUA

A bolsa de valores teve queda nos últimos dias devido aos temores de uma recessão na economia dos Estados Unidos, a maior do mundo. No entanto, ontem dados econômicos e declarações tranquilizadoras de diretores do Fed ajudaram a uma recuperação parcial, mas o clima de tensão nos mercados ainda permanece.

Enquanto isso, a candidata à presidência Kamala Harris deve anunciar seu candidato a vice na campanha eleitoral americana ainda nesta terça-feira. Segundo a CNN e outros veículos jornalísticos dos EUA, a disputa pela vaga se afunilou em dois nomes: o governador da Pensilvânia, Joe Shapiro, e o de Minnesota, Tim Walz, com o senador Mark Kelly (Arizona) correndo por fora. Harris e o escolhido farão um comício na Filadélfia, maior cidade da Pensilvânia, estado decisivo na eleição de novembro.

Em outra notícia relevante, um juiz federal condenou o Google por investir bilhões de dólares para manter um monopólio ilegal no segmento de buscas online. Esta é considerada a maior vitória das autoridades antimonopólio dos EUA contra as big techs em décadas. O governo americano acusou a empresa de pagar a outras companhias, como a Apple e a Samsung, para adotarem o buscador Google e assim impedir a concorrência de obter escala para competir. O Google argumenta que vence a concorrência por ter um produto superior e agora aguarda as medidas que serão tomadas pelo juiz.

Esses são alguns dos destaques do dia, que demonstram a importância de acompanhar de perto os movimentos do mercado financeiro e os desdobramentos políticos nos Estados Unidos. A incerteza nos mercados e a disputa eleitoral estão deixando investidores e analistas atentos a cada novo desenvolvimento.

Sair da versão mobile