Geraldo Alckmin critica pulverização de partidos e defende redução para aumento da governabilidade no Legislativo em entrevista à BandNews.

Em uma entrevista concedida à BandNews, o vice-presidente e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin, fez duras críticas ao atual cenário político do país, destacando a fragmentação partidária como um dos principais obstáculos à governabilidade. Alckmin ressaltou a dificuldade enfrentada pelo governo na negociação com os diversos partidos presentes no Legislativo, evidenciando a necessidade de redução no número de legendas e uma maior clareza programática por parte delas.

Aprovado na BandNews, transmitida na última sexta-feira, 31, Alckmin enfatizou que, apesar dos entraves causados pela pulverização partidária, o governo obteve sucesso na aprovação de importantes temas, como a reforma tributária. No entanto, o ministro alertou para a necessidade de uma mudança nesse cenário, destacando que a cláusula de desempenho poderia contribuir para a diminuição do número excessivo de partidos.

A fala de Alckmin encontra eco em declarações públicas feitas anteriormente pelo ministro da Fazenda, Fernando Haddad. Em uma entrevista ao programa de Reinaldo Azevedo em agosto de 2023, Haddad abordou a questão do poder da Câmara dos Deputados, o que gerou uma reação do presidente da Casa, Arthur Lira. Haddad também ressaltou a necessidade de repensar o presidencialismo de coalizão, que foi essencial para a governabilidade nos governos de Lula, mas que não foi substituído por um modelo mais estável.

Assim, as críticas de Alckmin e Haddad apontam para a urgência de uma reforma política que possa reduzir a fragmentação partidária no Legislativo brasileiro e garantir uma maior eficiência na governança. A discussão sobre a cláusula de desempenho e a reflexão sobre novos modelos de relação institucional se tornam, portanto, temas essenciais para o aprimoramento do sistema político do país.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo