As provas da segunda fase terão até quatro horas de duração em cada dia. Ambas as provas são de questões discursivas e o número de questões varia. O candidato pode escrever em letra de forma ou cursiva, desde que seja inteligível e obedeça as normas cultas da língua. O primeiro dia será composto por 10 questões discursivas de Português, sobre interpretação de textos, gramática e literatura, e uma redação com no mínimo 20 linhas. Já o segundo dia terá 12 questões discursivas de duas a quatro disciplinas específicas à carreira inscrita.
Os aspectos avaliados incluem competência para leitura e compreensão de diferentes textos, capacidade de expressão de conhecimentos e reflexões, conhecimentos básicos nas áreas de ciências humanas, biológicas, exatas e língua estrangeira, elaboração de estratégias adequadas e a capacidade de síntese e uso de linguagem apropriada.
As provas serão realizadas das 13h às 17h (horário de Brasília). Os candidatos precisarão levar um documento original de identidade com foto e caneta esferográfica de tinta azul ou preta de corpo transparente. Além disso, materiais estranhos à realização da prova serão proibidos, como relógio, equipamentos eletrônicos, material impresso, corretivo, caneta marca-texto, compasso, lápis com tabuada, gorro, boné, óculos de sol, entre outros.
Os candidatos concorrerão às vagas de ampla concorrência e, no ato da inscrição, puderam optar por concorrer às vagas destinadas às Políticas de Ações Afirmativas: Escola Pública (EP) ou Pretos, Pardos e Indígenas (PPI).
A nota final do candidato é calculada pela média ponderada das notas da 1ª e 2ª fase, normalizadas em base 100 e será divulgada no dia 22 de janeiro de 2024 na página da Fuvest. A primeira chamada para a matrícula será divulgada nessa mesma data e o período de matrículas vai de 29 de janeiro a 1º de fevereiro.
Todo candidato que foi convocado em uma das chamadas ou na lista de espera deve confirmar a sua matrícula em duas etapas virtuais: pré-matrícula e efetivação. E se foi chamado para uma das vagas da ação afirmativa escola pública (EP) ou para uma das vagas da ação afirmativa pretos, pardos e indígenas (PPI), deve confirmar no formulário da matrícula virtual que pertence à ação afirmativa escolhida na inscrição. Oportunamente, uma banca de heteroidentificação analisará a condição desses candidatos.