Repórter São Paulo – SP – Brasil

Frente Parlamentar da Agropecuária solicita medidas emergenciais para minimizar impactos das enchentes no Rio Grande do Sul.

A Frente Parlamentar da Agropecuária (FPA) enviou nesta terça-feira (8) uma série de pleitos emergenciais ao governo federal visando mitigar os impactos causados pelas enchentes na agropecuária do Rio Grande do Sul. Entre os pedidos dos parlamentares ligados ao agronegócio estão a suspensão imediata das parcelas de financiamento de crédito rural, a renegociação de dívidas e a liberação de recursos emergenciais para apoiar os produtores rurais afetados.

De acordo com a FPA, o setor agropecuário foi um dos mais afetados financeiramente pelas enchentes, com relatos de propriedades isoladas, entregas de leite comprometidas em 40%, operações de suinocultura interrompidas no Vale do Taquari, frigoríficos paralisados, impacto no mercado internacional de soja, fábricas com atividades suspensas e redução na oferta de carnes à população. As perdas foram classificadas como “severas” pela Frente Parlamentar.

O ofício contendo os pedidos foi encaminhado aos ministros da Casa Civil, da Fazenda, do Planejamento e Orçamento, da Agricultura e do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar. Dentre as medidas imediatas solicitadas pela FPA estão a suspensão dos pagamentos de parcelas de crédito rural, a renegociação de dívidas com prazo de até 15 anos e carência de três anos, a liberação imediata de recursos emergenciais, o desenvolvimento de uma política de seguro rural, empenho de recursos na reconstrução de moradias rurais, linha de crédito rural extraordinária, entre outras.

A Frente Parlamentar também pediu a aprovação de um projeto de lei que autoriza a prorrogação de financiamentos de crédito rural em municípios atingidos por eventos climáticos extremos, além do manejo adequado de carcaças animais vitimadas pela calamidade. As medidas visam garantir o auxílio necessário aos produtores rurais afetados e a retomada das atividades agrícolas no estado do Rio Grande do Sul.

Sair da versão mobile