Repórter São Paulo – SP – Brasil

Frente fria vinda da Argentina traz chuvas e queda de temperatura no Sul do Brasil, antes de chegarmiento ao Sudeste.

Uma frente fria de origem argentina está prevista para trazer chuvas e baixar as temperaturas no Sul do Brasil a partir desta quarta-feira (10), enquanto alivia o calor no Sudeste do país, incluindo São Paulo e o litoral paulista.

De acordo com a empresa Climatempo, a nebulosidade irá aumentar no centro e leste do Rio Grande do Sul, com chances de chuvas fortes no sul e norte de Santa Catarina ao longo do dia. Os efeitos da frente fria devem chegar à região Sudeste na noite de quinta-feira (11), com pancadas de chuva e queda de temperatura na sequência, especialmente na sexta-feira (12). Na capital paulista, São Paulo, a máxima que hoje está prevista em 30°C, diminuirá para 26°C na sexta-feira, de acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).

Em São Paulo, as chuvas que caíram nas últimas duas noites devem dar uma trégua nesta quarta-feira, porém o clima continuará abafado, com umidade em torno de 60%. O Centro de Gerenciamento de Emergências da Prefeitura de São Paulo indica que as temperaturas devem variar entre 19°C (mínima) e 28°C (máxima).

Diferentemente do Inmet, que possui uma estação meteorológica no mirante de Santana, o CGE calcula suas médias a partir de estações distribuídas pela cidade. A Defesa Civil prevê um dia de calor e temperaturas elevadas em todo o estado, enquanto a Climatempo indica chuvas à tarde e à noite em cidades como Ubatuba, Ilhabela, Santos e Praia Grande.

Na região Centro-Oeste, as chuvas continuam em Cuiabá e na divisa de Mato Grosso com Goiás. No Mato Grosso do Sul, a previsão é de chuvas no final do dia, com máximas acima de 30°C. Enquanto na Bahia, Salvador terá pancadas isoladas com chances de trovoadas, com temperaturas entre 25°C e 30°C. No Sul do país, onde a frente fria chegará primeiro, as temperaturas devem variar entre 18°C e 27°C em Curitiba, 21°C e 25°C em Porto Alegre e 22°C e 28°C em Florianópolis.

Segundo o boletim do Inmet, na região norte do país são esperadas chuvas intensas em áreas do Amazonas, Pará e Tocantins, com possibilidade de raios e rajadas de vento. Roraima e o noroeste do Pará não devem ter chuvas, com máximas previstas de 33°C em Manaus, 32°C em Belém e 33°C em Palmas. A previsão é de que essa frente fria traga alterações significativas no clima de diversas regiões do país nos próximos dias.

Sair da versão mobile