Repórter São Paulo – SP – Brasil

Frente fria intensa provoca queda nas temperaturas e risco de inundações no Rio Grande do Sul, alerta Inmet e Defesa Civil.

Uma frente fria mais intensa está se aproximando do Rio Grande do Sul e promete trazer uma queda acentuada nas temperaturas para o Estado. De acordo com informações do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), a chegada dessa frente fria também diminuirá a possibilidade de chuva durante esta semana, afetando praticamente todas as regiões gaúchas. No entanto, a Defesa Civil do Estado ainda alerta para o risco de inundações severas em algumas localidades.

No domingo, a Defesa Civil emitiu um alerta indicando que os rios Caí e Taquari, que já estão em cota de inundação, terão um aumento significativo de seus níveis até a segunda-feira. Até o momento, as chuvas no Estado já provocaram 147 mortes e deixaram 127 pessoas desaparecidas. Mais de 619 mil pessoas foram desalojadas ou estão em abrigos, e mais de 2,1 milhões foram afetadas pelo desastre climático.

Para esta segunda-feira, a previsão é de bastante frio em parte do Rio Grande do Sul, com temperaturas que não devem passar dos 13°C em algumas localidades, como na região da campanha e da serra. Em Porto Alegre e região metropolitana, as máximas não devem passar de 18ºC. Já para terça-feira, as temperaturas devem baixar ainda mais, podendo chegar a 3°C e 4°C na região da campanha e serra gaúcha, com possibilidade de geada, especialmente nas áreas de fronteira com o Uruguai.

Na quarta-feira, o ar frio e seco ganhará força, e a mínima pode chegar a 0°C ou 1°C em algumas regiões, com possibilidade de geada moderada a forte. O tempo seco e o sol devem predominar até quarta-feira, quando há previsão de retorno da chuva. A Climatempo alerta que a maior parte dos gaúchos terá um período de temperatura baixa durante toda a semana, com a possibilidade de chuvas retornando no final da semana.

Sair da versão mobile