Franz Beckenbauer: O ídolo alemão que se tornou ‘traidor’ ao emigrar para os EUA e jogar no New York Cosmos

O lendário jogador alemão, Franz Beckenbauer, foi reverenciado em seu país natal pela sua brilhante carreira, mas nem tudo foram flores para o “Kaiser”. Em um artigo de 2006 no “Atlantic Times”, o jornalista Torsten Körner revelou que o ídolo foi considerado um “traidor” quando decidiu se mudar para os Estados Unidos para jogar no New York Cosmos.

A decisão de Beckenbauer de deixar a Alemanha para atuar na “Liga do Mickey Mouse”, como era chamada a liga norte-americana na época, gerou perplexidade e descontentamento entre os fãs e a imprensa alemãs. Muitos se questionaram como o melhor jogador alemão de todos os tempos poderia fazer essa escolha.

No entanto, a passagem de Beckenbauer pelo Cosmos foi muito marcante para ele. Lá, ele teve a oportunidade de jogar ao lado de Pelé, a quem considerava um amigo, e de outros grandes jogadores, como o italiano Giorgio Chinaglia e o brasileiro Carlos Alberto Torres. O ex-jogador descreveu esse período como “o melhor de sua vida”.

Após enriquecer nos Estados Unidos, Beckenbauer retornou à Europa e conseguiu reconquistar a admiração de seus compatriotas. Sua contribuição para o futebol e seu talento excepcional foram reconhecidos pela FIFA quando ele foi incluído no Time dos Sonhos das Copas do Mundo em 2002. Nessa formação superofensiva, Beckenbauer foi selecionado como zagueiro, ao lado de outros grandes nomes do futebol mundial.

A seleção dos melhores jogadores de todos os tempos em Copas do Mundo foi feita através de votação dos internautas no site oficial da FIFA, com mais de 1,5 milhão de votos em todo o mundo. Maradona foi o mais votado, seguido por Pelé, demonstrando o impacto duradouro que esses ícones do futebol tiveram no esporte.

O legado de Franz Beckenbauer permanecerá marcado na história do futebol, tanto por suas realizações em campo quanto por sua influência dentro e fora do esporte. Sua carreira exemplar e sua passagem pelo New York Cosmos são parte integrante da rica história do futebol.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo