Franco-Brasileiro Empreende na Exportação de Vinhos: Entrevista com o Fundador da Chez France na Abertura da Wine Expo Paris 2024.

O mercado brasileiro de vinhos tem despertado o interesse de empresários internacionais. Um exemplo é Philippe Ormancey, fundador e proprietário da maior exportadora de vinhos franceses no Brasil, a Chez France. Em entrevista à RFI, Ormancey compartilhou sua experiência de empreender no mercado de vinhos brasileiro e destacou a importância de oferecer uma boa oferta de vinhos.

Em 2012, Ormancey chegou ao Brasil em outra carreira internacional, na área do aço, e logo percebeu que o mercado de vinhos franceses era limitado. “Não havia uma boa oferta de vinhos franceses ou tinha muito pouca coisa nos supermercados, mas de qualidade ruim ou vinhos super caros. Então eu decidi, com amigos, montar uma boa oferta dos vinhos da minha cultura, dos vinhos da França”, conta o empresário.

Em relação à produção nacional, Ormancey elogiou a qualidade dos produtos brasileiros, mas destacou a preocupação com a falta de investimento e capacidade de exportação dos pequenos produtores familiares. “Teve uma grande procura dos vinhos chamados domésticos no Brasil. E a qualidade melhorou muito. A única preocupação dessa cadeia produtiva no Brasil é que são pequenos produtores, é uma produção muito familiar e que não tem realmente essa força para poder investir e exportar”, avaliou.

Já Eduardo Cavalcanti, sócio brasileiro de Ormancey na Chez Brasil, comentou sobre o paladar do público brasileiro em relação aos vinhos e espumantes. “O brasileiro gosta do bom vinho sempre, e naturalmente o vinho francês de qualidade, mas, sobretudo, aquele vinho que vai despertar uma curiosidade, aquilo que você nunca provou, nunca degustou”, ressaltou.

Ormancey também destacou a preferência dos consumidores brasileiros por vinhos brancos de qualidade. “Vendo nossas ofertas [de vinhos franceses no Brasil], realmente acho que os vinhos brancos têm uma preferência. Claro que o consumo ainda é de maioria tinto, mas hoje em dia realmente tem uma demanda cada dia mais forte de vinhos brancos finos, sem madeira, vinhos com frescor, que podemos beber com essa gastronomia maravilhosa que temos no Brasil”, concluiu.

A Wine Expo Paris de 2024 é um evento importante para o setor, reunindo diferentes empresas de vinhos e espumantes. A edição deste ano ocorre no centro de exposições de Porte de Versailles até o dia 14 de fevereiro. Esse cenário destaca a importância do mercado brasileiro de vinhos e o interesse de empresários internacionais em investir no país.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo