Repórter São Paulo – SP – Brasil

França enfrenta crise de dengue com recorde de casos importados e alerta para os Jogos Olímpicos de 2024.

A França enfrenta um sério problema de saúde pública com o aumento significativo de casos importados de dengue. De acordo com as autoridades de saúde do país, já são quase 1.700 registros da doença desde o início de 2024, um número alarmante que preocupa a população e coloca em alerta as autoridades sanitárias.

O diretor-geral da Saúde, Grégory Emery, destacou a gravidade da situação em uma entrevista coletiva realizada nesta terça-feira (23). Em comparação com o mesmo período do ano anterior, houve um aumento significativo nos casos de dengue importados, passando de 131 em 2023 para os atuais 1.679 em 2024. Esse aumento repentino e expressivo levanta preocupações sobre a capacidade do sistema de saúde francês em lidar com um surto dessa magnitude.

Os casos importados de dengue são provenientes de pessoas que viajaram para regiões do mundo onde o vírus é endêmico, como as Antilhas Francesas. O principal vetor de transmissão da doença é o mosquito do gênero ‘Aedes’, em especial o mosquito tigre (‘Aedes albopictus’), que é conhecido por sua capacidade de se proliferar rapidamente e transmitir diversas doenças.

Essa situação é ainda mais preocupante considerando que o país se prepara para sediar os Jogos Olímpicos em apenas três meses. Com a proximidade do evento esportivo, as autoridades de saúde francesas estão em alerta máximo para evitar que o surto de dengue se alastre e comprometa a segurança e a saúde dos atletas e visitantes.

Diante desse cenário desafiador, medidas de controle e prevenção da dengue estão sendo intensificadas na França, com campanhas de conscientização, monitoramento da população e ações para eliminar possíveis focos de reprodução do mosquito transmissor. A colaboração da população é fundamental para conter a propagação da doença e garantir a saúde de todos.

Sair da versão mobile