Repórter São Paulo – SP – Brasil

Foguete Tianglong-3 da Space Pioneer explode em teste na China, causando grande explosão e colisão com o solo.

No último sábado, a empresa chinesa Space Pioneer, também conhecida como Beijin Tianbing Technology, passou por um susto durante um teste com o foguete Tianglong-3. O que era para ser apenas um teste estático dos nove propulsores do foguete acabou se tornando um incidente inesperado, resultando em uma explosão.

Segundo informações da empresa, uma falha estrutural entre o corpo do foguete e a plataforma de teste causou o acidente, fazendo com que o foguete decolasse de forma incontrolável. Os moradores da cidade de Gongyi conseguiram registrar o momento da explosão, que causou uma grande colisão com o solo.

O Tianglong-3, que é comparável em desempenho ao Falcon 9, da empresa SpaceX de Elon Musk, tem o objetivo de colocar em órbita constelações de satélites geoestacionários para fornecer internet. A Space Pioneer tem o objetivo de oferecer um serviço próprio de conexão à web via satélite na China, tornando-se uma concorrente direta no mercado.

A Space Pioneer é considerada a SpaceX chinesa, sendo uma empresa privada dedicada ao desenvolvimento de foguetes reutilizáveis. Este incidente pode representar um revés temporário para os planos da empresa, mas demonstra a complexidade e os desafios envolvidos nas atividades espaciais.

Após o ocorrido, a equipe da Space Pioneer está trabalhando para investigar as causas do acidente e garantir que medidas de segurança sejam reforçadas para evitar incidentes semelhantes no futuro. A empresa reiterou seu compromisso com a inovação e exploração espacial, apesar dos desafios enfrentados.

Sair da versão mobile