FAB decola do Rio para resgatar brasileiros em guerra na Faixa de Gaza em missão de 15 horas até o Egito

Na madrugada deste sábado (9), um avião da FAB (Força Aérea Brasileira) decolou do Rio de Janeiro com destino ao Egito, onde deverá resgatar brasileiros e familiares que tentam fugir da guerra em andamento na Faixa de Gaza desde o dia 7 de outubro.

A aeronave KC-30 partiu do aeroporto do Galeão às 5h08 e fará um voo direto para o Aeroporto Internacional do Cairo, uma viagem com duração de 15 horas. A previsão é que o avião pouse no país africano às 3h locais deste domingo (10) —22h deste sábado, no horário de Brasília.

De acordo com a coluna da Mônica Bergamo na Folha, um grupo de pelo menos 43 brasileiros já deixou a Faixa de Gaza e aguarda no Egito a viagem de volta para o Brasil. Esse será o segundo grupo de repatriados do território, sendo que o primeiro desembarcou em Brasília no dia 14 de novembro. Na ocasião, parte dos palestinos com nacionalidade brasileira e seus familiares optaram por permanecer em Gaza aguardando um cessar-fogo.

Na última sexta-feira (8), Hasan Rabee, um dos repatriados em novembro, relatou em sua conta no Instagram que sua tia e os filhos dela ficaram gravemente feridos após bombardeios em Khan Yunis, cidade no sul de Gaza para onde grande parte dos palestinos fugiu após um ultimato de Tel Aviv para esvaziar o norte. Dois dos netos de sua parente morreram no ataque.

Na última quarta-feira (6), o Escritório de Representação do Brasil na Cisjordânia informou que 85 brasileiros e familiares palestinos estavam concentrados em Rafah. Na ocasião, o embaixador Alessandro Candeas afirmou que o grupo aguardava apenas a autorização para deixar o território. Outras 17 pessoas que também manifestaram o desejo de sair de Gaza com ajuda do Brasil ainda estavam espalhadas por outros pontos do território palestino, que tem sido alvo de intensos bombardeios e operações terrestres.

Portanto, a missão do avião da FAB visa oferecer suporte e auxílio para os brasileiros e seus familiares que desejam retornar ao Brasil em meio ao conflito em andamento na Faixa de Gaza. A Força Aérea Brasileira continua atuando em ações humanitárias para trazer segurança e proteção aos seus cidadãos em situações de crise no exterior.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo