Repórter São Paulo – SP – Brasil

Exportadores dos EUA vendem 667,2 mil toneladas de trigo da safra 2024/25, superando expectativas de analistas e impulsionando mercado internacional.

Exportadores dos Estados Unidos tiveram uma semana movimentada, com a venda de 667,2 mil toneladas de trigo da safra 2024/25, conforme divulgado pelo Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA) nesta quinta-feira, 27 de junho. Esta quantidade já leva em consideração os cancelamentos que ocorreram.

Os principais destinos destas vendas foram países como Filipinas, México, Japão e Tailândia, além de destinos não revelados, que adquiriram um total de 667,2 mil toneladas de trigo. Houve ainda o cancelamento de apenas 1 mil tonelada por parte de Trinidad e Tobago, que não comprometeu o volume total vendido.

Para o ano comercial 2025/26, não foram reportadas vendas, o que indica que as negociações permanecem concentradas na safra atual. Esta movimentação surpreendeu os analistas, que esperavam vendas entre 200 mil e 600 mil toneladas, mostrando uma demanda mais aquecida do que o esperado.

Além disso, os embarques na semana somaram 323,1 mil toneladas, com destaque para os envios para o México, Japão, Brasil, Chile e Honduras. Estes países receberam a maior parte do trigo exportado pelos Estados Unidos na semana, demonstrando a diversidade de mercados atendidos pelos produtores norte-americanos.

Com este cenário positivo de vendas e embarques, a expectativa é de que o setor continue aquecido nas próximas semanas, impulsionando a economia do país e fortalecendo as relações comerciais com os principais parceiros internacionais.

Sair da versão mobile