Explorando as 3 Estratégias de Alocação de Portfólio em Risco: Buy and Hold, Constant Mix e Constant Proportion Portfolio Insurance (CPPI)

O premiado Nobel William Sharpe descreveu três estratégias fundamentais para a alocação do portfólio em risco. Cada uma delas adota um comportamento diferente em relação à evolução dos preços do mercado. No artigo de ontem, foram explicadas as duas mais conhecidas, e hoje vamos desvendar a terceira.

As três estratégias de alocação são: Buy and Hold (compra e mantém), Constant Mix (pesos constantes) e Constant proportion portfolio insurance (seguro de portfólio). Embora as duas primeiras sejam as mais conhecidas, ambas são consideradas casos específicos da terceira estratégia, que é um pouco mais complexa.

Cada uma dessas estratégias determina um comportamento do investidor em relação à evolução do mercado de ações, com três atitudes possíveis: comprar, vender ou não fazer nada.

Na estratégia CPPI, a alocação em ações em cada momento de rebalanceamento é definida pela fórmula: Alocação = m * (Valor dos Ativos – Valor assegurado). O valor assegurado deve ser corrigido pela renda fixa, e a diferença entre o Valor dos Ativos e o Valor assegurado é considerada como um colchão de risco sobre o qual se aplica um multiplicador para definir o risco desejado.

A estratégia CPPI possui uma curva de resultado convexa, o que significa que à medida que o mercado sobe, o ganho é acelerado, e conforme o mercado cai, a perda é desacelerada. Essa estratégia é recomendada por renomados autores como Nassim Nicholas Taleb, que frequentemente sugere estratégias que envolvam resultados convexos.

Em contrapartida, a estratégia Constant Mix possui uma curva de resultado concava, ou seja, à medida que o mercado sobe, o ganho é em taxas marginais decrescentes, e com a queda do mercado, a perda é em taxas marginais crescentes.

Já a estratégia Buy and Hold apresenta uma curva de resultados linear. No próximo artigo, vamos ilustrar o emprego de cada uma delas e mostrar em uma planilha como as duas primeiras estratégias são casos particulares da estratégia CPPI, apenas mudando os termos de sua fórmula.

Assessor de investimentos e sócio fundador da Casa do Investidor, Michael Viriato é uma autoridade no assunto. Seu conhecimento abrange diferentes estratégias de investimento, e seu entendimento sobre alocação de risco é valioso para atuais e futuros investidores. Em seu artigo, Michael esclarece pontos importantes sobre as estratégias de alocação de risco, delineando a atuação do investidor diante das oscilações do mercado. É notável a importância de compreender e aplicar corretamente essas estratégias para obter um equilíbrio adequado entre risco e retorno em seus investimentos.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo