Repórter São Paulo – SP – Brasil

Ex-presidente Mujica recebe alta após melhora em seu estado geral e administração de fórmula nutricional personalizada.

O ex-presidente uruguaio, José Mujica, recebeu alta hospitalar após uma internação no sanatório CASMU, em Montevidéu, onde estava sendo tratado de complicações relacionadas ao câncer de esôfago diagnosticado no início de maio. O político de 85 anos foi hospitalizado pela quarta vez em menos de duas semanas devido a dificuldades para engolir, decorrentes de uma fibrose resultante da radioterapia que recebeu até meados de junho.

De acordo com a Dra. Pannone, responsável pelo tratamento de Mujica, o ex-presidente tolerou bem uma fórmula nutricional personalizada que foi administrada para atender às suas necessidades específicas. Isso contribuiu significativamente para a melhora do seu estado geral, possibilitando a alta médica.

No momento da internação, a situação de Mujica era considerada complicada, porém, com a realização de uma gastrostomia, houve uma melhora significativa em seu quadro de saúde. O ex-presidente deverá permanecer com a cânula de acesso direto ao estômago pelo tempo necessário até que a lesão esofágica regresse.

A Dra. Pannone destacou que Mujica seguirá em processo de recuperação em sua residência, com a expectativa de retomar suas atividades e mobilidade de forma progressiva. Quanto ao câncer de esôfago, a médica informou que há indícios de remissão, porém será necessário confirmar através de uma biópsia programada para o futuro.

Além disso, a insuficiência renal que o ex-mandatário também enfrentava vem apresentando melhorias, com valores próximos aos registrados em exames anteriores realizados no final do ano passado. Mujica, conhecido por seu estilo de vida simples e sua história política marcante, segue em tratamento e em busca de uma recuperação completa.

Sair da versão mobile